Programa para extinção de carroças em Canoas inicia na segunda-feira

1 week ago 15

O programa da prefeitura de Canoas que prevê o fim definitivo das carroças na cidade será lançado na próxima segunda-feira (29). Batizado de Canoas do Bem, o projeto vai oferecer auxílios econômico, social e material aos condutores de carroças, em troca da entrega dos veículos e dos cavalos. O objetivo é garantir alternativas de trabalho a essas pessoas, além de evitar os maus-tratos dos animais, que serão acolhidos pela Prefeitura e encaminhados para adoção.

O projeto será coordenado pela secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais (SEDA), em parceria com outras secretarias e coordenadorias. As inscrições começam no dia 29 e seguem até 10 de fevereiro, nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.. Para fazer a inscrição, é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência. A entrega dos primeiros triciclos, mediante a troca pelo cavalo e carroça, está prevista para fevereiro.

Podem ingressar no programa quem está com cadastro atualizado no CadÚnico, seja proprietário da carroça e do cavalo e queira entregá-los à prefeitura, além de ser maior de 18 anos e residente de Canoas. Segundo o titular da SEDA, Gabriel Gonçalves, a ideia do programa é oferecer as condições necessárias para que os condutores de carroças possam encontrar novas formas de renda e não precisem utilizar os animais para trabalhar. "Não se faz uma lei eficiente simplesmente através de proibição. É também preciso construir uma proposta concreta para encaminhar essas famílias para uma política pública eficaz. Por isso, nós optamos por aprimorar a legislação, para auxiliar esses trabalhadores a encontrarem alternativas de trabalho", destacou o secretário.

O amparo econômico será concedido no valor de R$ 300,00 em parcelas mensais, pelo prazo de seis meses, prorrogáveis por igual período. Os recursos deverão ser utilizados exclusivamente para a aquisição de alimentação, medicamentos, gás de cozinha e higiene pessoal.

O amparo social consistirá no fornecimento de cestas básicas e passagens de ônibus aos condutores que efetivarem sua matrícula em cursos profissionalizantes ou no EJA, disponibilizados pela prefeitura de forma gratuita. O benefício será concedido pelo prazo de seis meses, prorrogáveis por igual período, Os condutores receberão triciclos com carreta para trabalhar vinculados às cooperativas de reciclagem ou de forma autônoma.

Read Entire Article